PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-
ACADÊMICOS RESPONSÁVEIS: Barbara
Beatriz Vaz; Danúbia Sousa Roque; Natallya Silva Silveira; Oscar Ferreira
Mendes Neto.
2-
PROFESSORA ORIENTADORA: Valdirene
Alves de Oliveira.
3-
INSTITUIÇÃO
EDUCATIVA:
CMEI Maria Caetano.
4- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Berçário.
5- DATA:
25/09/2013.
6-
JUSTIFICATIVA:
O projeto de trabalho a ser desenvolvido com as crianças do berçário tem como
principal objetivo as brincadeiras e interações. No referente dia, haverá uma
pequena confraternização com todas as crianças da instituição, proporcionando a interação entre todos. Segundo
Maluf (2008), se a criança possui a oportunidade de brincar com outras crianças
da mesma idade a maioria delas aprende.
A
confraternização será mediada por todos os grupo de estágio, proporcionando um
momento de interação e brincadeiras entre todas as crianças.
O
brincar, segundo Vygotsky, é
um meio pelo qual a criança desenvolve e aprende, desenvolvendo habilidades
através das interações que se dá com outros sujeitos e com o meio, afirma Borba
(2009) ao exaltar a importância do brincar para o desenvolvimento da criança.
7-
OBJETIVOS:
proporcionar
momentos de interação entre as crianças e os estagiários; estimular a
curiosidade; ampliar estímulos sensoriais; desenvolver habilidades motoras.
8-
ASSUNTOS
– ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS: As atividades do
dia iniciarão dentro do berçário com o espelho confeccionado com papel laminado.
Em um primeiro momento, serão colocados os espelhos nos berços cada criança
terá o seu para que possam proporcionar as crianças o autoconhecimento, assim elas
poderão se observar no momento em que estiverem no berço e sentirem a vontade, já que a atividade aguça a curiosidade dos
pequenos. A ideia de construir um espelho de papel alumínio com bordas
coloridas em E.V. A parte da preocupação com os pequeninos, pois não há risco
de quebrar e produzir materiais cortantes, além de ser uma atividade
alternativa e que terá uma decoração adequada à idade das crianças em questão. As
atividades serão sempre acompanhadas por músicas infantis
No segundo momento será realizada
uma festinha de confraternização que envolverá as demais salas do CMEI. Neste ambiente
as crianças poderão conviver e interagir
com as demais crianças da instituição. Serão desenvolvidas várias atividades
como: contação de história, oficina de balão,
cantigas de roda entre outras.
9- RECURSOS: balões,
aparelho de som, pen drive, papel laminado, papelão, EVA.
10- ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: No
dia em questão utilizaremos o berçário no primeiro momento e o espaço do pátio
para a realização da confraternização no segundo momento.
11- AVALIAÇÃO: Um
dos integrantes do grupo de estágio fará o registro dos acontecimentos diário
da turma, através da escrita e imagens. A avaliação se dará a partir das
relações existentes entre as crianças e seus pares, entre as crianças e os
estagiários e dos estagiários para com as crianças. A avaliação servirá para que
o estágio seja repensado e realizado como lócus do o teórico seja associado à
prática assim e as atividades com função de atender as necessidades das
crianças de forma pedagógica.
Quando cantamos parabéns notamos
que as crianças ficaram meio envergonhadas e surpresas com tanta coisa
acontecendo ao mesmo tempo e não quiseram nem bater palminhas. Assim que
partimos o bolo, sentamos no chão com as crianças e começamos a servi-las na
boca, no primeiro momento elas não demonstravam que estavam gostando, mas logo
em seguida começaram a comer sozinhas e fazerem aquela bagunça. Chamou-nos a
atenção que ao quebrarmos a rotina das mesmas só se alimentarem no berço,
quando as sentamos no chão elas permaneceram quietas até acabarem de lanchar.
Assim que as crianças acabaram de
jantar todas foram acomodadas nos berços, a criança Ianny pegou uma bexiga que
estava presa na parede e colocou embaixo do bumbum pulando sem parar ate que a
mesma veio a estourar, e ela nem se assustou, sorrindo com o barulho do estouro.
Na hora que fomos nos despedir da
turminha a criança se despediu falando Tchau Tia Danúbia , o que nos deixou
muito contente.
BORBA, Angela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura.
In: CORSINO, Patrícia (org.). Educação Infantil- cotidiano e políticas.
Campinas, SP: Autores e Associados, 2009
MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado / Angela Cristina Munhoz Maluf 8 ed.
Petropolis,RJ: Vozes,2012.
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