Educação Infantil

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25 de setembro de 2013

PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE 25/09/2013





                                                   PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-      ACADÊMICOS RESPONSÁVEIS: Barbara Beatriz Vaz; Danúbia Sousa Roque; Natallya Silva Silveira; Oscar Ferreira Mendes Neto.

2-      PROFESSORA ORIENTADORA: Valdirene Alves de Oliveira.

3-      INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano.

4-      IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Berçário.

5-      DATA: 25/09/2013.

6-       JUSTIFICATIVA: O projeto de trabalho a ser desenvolvido com as crianças do berçário tem como principal objetivo as brincadeiras e interações. No referente dia, haverá uma pequena confraternização com todas as crianças da instituição,  proporcionando a interação entre todos. Segundo Maluf (2008), se a criança possui a oportunidade de brincar com outras crianças da mesma idade a maioria delas aprende.
A confraternização será mediada por todos os grupo de estágio, proporcionando um momento de interação e brincadeiras entre todas as crianças.
O brincar, segundo Vygotsky, é um meio pelo qual a criança desenvolve e aprende, desenvolvendo habilidades através das interações que se dá com outros sujeitos e com o meio, afirma Borba (2009) ao exaltar a importância do brincar para o desenvolvimento da criança.

7-      OBJETIVOS: proporcionar momentos de interação entre as crianças e os estagiários; estimular a curiosidade; ampliar estímulos sensoriais; desenvolver habilidades motoras.

8-      ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS: As atividades do dia iniciarão dentro do berçário com o espelho confeccionado com papel laminado. Em um primeiro momento, serão colocados os espelhos nos berços cada criança terá o seu para que possam proporcionar as crianças o autoconhecimento, assim elas poderão se observar no momento em que estiverem no berço e sentirem a vontade,  já que a atividade aguça a curiosidade dos pequenos. A ideia de construir um espelho de papel alumínio com bordas coloridas em E.V. A parte da preocupação com os pequeninos, pois não há risco de quebrar e produzir materiais cortantes, além de ser uma atividade alternativa e que terá uma decoração adequada à idade das crianças em questão. As atividades serão sempre acompanhadas por músicas infantis     
                       No segundo momento será realizada uma festinha de confraternização que envolverá as demais salas do CMEI. Neste ambiente  as crianças poderão conviver e interagir com as demais crianças da instituição. Serão desenvolvidas várias atividades como: contação de história, oficina de balão,  cantigas de roda entre outras.  

9-      RECURSOS: balões, aparelho de som, pen drive, papel laminado, papelão, EVA.

10-  ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: No dia em questão utilizaremos o berçário no primeiro momento e o espaço do pátio para a realização da confraternização no segundo momento.

11-  AVALIAÇÃO: Um dos integrantes do grupo de estágio fará o registro dos acontecimentos diário da turma, através da escrita e imagens. A avaliação se dará a partir das relações existentes entre as crianças e seus pares, entre as crianças e os estagiários e dos estagiários para com as crianças. A avaliação servirá para que o estágio seja repensado e realizado como lócus do o teórico seja associado à prática assim e as atividades com função de atender as necessidades das crianças de forma pedagógica.

12-  REAVALIANDO O DIA 18/09/2013: O dia 18/09 (terceiro dia de regência do grupo de estágio) foi marcado pela curiosidade e pela alegria contagiante das crianças quando elas entravam na piscina com muitas bolinhas que estava entre o berçário e a cozinha. As mesmas começavam a jogar bolinhas pra cima, nos colegas e também em nós. Por ser um espaço que elas não costumam frequentar percebemos que elas desmontaram curiosidade e inquietação por ser um espaço novo.



             Logo em seguida organizamos a festinha no berçário para a criança Sara e levamos as demais para o mesmo. Ficou notável a alegria e o entusiasmo das crianças em relação a ornamentação. Assim que entraram Maykom foi logo derrubando a pilha de copos descartáveis que estava sobre a mesa. Iane logo tirou o chapeuzinho da cabeça e encheu de balas de coco. Hanna colocou o dedinho no bolo e experimentou o glacê, fazendo uma carinha de estar experimentando algo novo.
            Quando cantamos parabéns notamos que as crianças ficaram meio envergonhadas e surpresas com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo e não quiseram nem bater palminhas. Assim que partimos o bolo, sentamos no chão com as crianças e começamos a servi-las na boca, no primeiro momento elas não demonstravam que estavam gostando, mas logo em seguida começaram a comer sozinhas e fazerem aquela bagunça. Chamou-nos a atenção que ao quebrarmos a rotina das mesmas só se alimentarem no berço, quando as sentamos no chão elas permaneceram quietas até acabarem de lanchar.
             Assim que as crianças acabaram de jantar todas foram acomodadas nos berços, a criança Ianny pegou uma bexiga que estava presa na parede e colocou embaixo do bumbum pulando sem parar ate que a mesma veio a estourar, e ela nem se assustou, sorrindo com o barulho do estouro.
             Na hora que fomos nos despedir da turminha a criança se despediu falando Tchau Tia Danúbia , o que nos deixou muito contente.

13-  FONTES DE CONSULTAS:

BORBA, Angela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura. In: CORSINO, Patrícia (org.). Educação Infantil- cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores e Associados, 2009

MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado / Angela Cristina Munhoz Maluf 8 ed. Petropolis,RJ: Vozes,2012.


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