PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-
ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Barbara
Beatriz Vaz; Danúbia Sousa Roque; Natallya Silva Silveira; Oscar Ferreira
Mendes Neto.
2-
PROFESSORA ORIENTADORA: Valdirene
Alves de Oliveira
3-
INSTITUIÇÃO
EDUCATIVA:
CMEI Maria Caetano
4- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Berçário
5- DATA:
11/09/2013
6-
JUSTIFICATIVA:
O projeto de trabalho a ser desenvolvido com as crianças do berçário tem como
eixo principal as brincadeiras e interações. Nono acredita que o professor da
educação infantil tem o importante papel que vai além do cuidar, havendo uma
junção com cuidar e educar, sendo a instituição de educação infantil um espaço
para que haja interações entre crianças e educadores. Dornelles
vem abordando que a brincadeira é algo que pertence a criança, ao período da
infância. A autora traz que desde muito cedo a criança desenvolve o brincar, e
através dele consegue faz experimentações, criando e recriando o mundo ao seu
redor. O brincar acaba se tornando a linguagem que a criança usa para as
interações consigo mesmo, com o outro e com o mundo, afirma Dornelles. O
brincar, segundo Vygotsky, é um meio pelo qual a criança desenvolve e aprende,
desenvolvendo habilidades através das interações que se dá com outros sujeitos
e com o meio, afirma Borba ao exaltar a
importância do brincar para o desenvolvimento da criança.
7-
OBJETIVOS:
proporcionar
momentos de interação entre as crianças e os estagiários; estimular a
curiosidade; ampliar estímulos sensoriais; desenvolver habilidades motoras.
8-
ASSUNTOS
– ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS: De inicio será
levadas para a sala do berçário bolas coloridas a fim de desenvolver com a
criança o reconhecimento das cores e as habilidades de cada um, as mesmas serão
colocadas de baixo de um pano para despertar assim a curiosidade das crianças.
Será utilizado também um brinquedo (João bobo) para que as crianças possam
trabalhar os movimentos. Utilizaremos uma casinha de brinquedo colorida para
que as crianças possam interagir umas com as outras e possa despertar através
da brincadeira a imaginação e o reconhecimento das partes da mesma relacionando
com a sua casa, afinal, é através das brincadeiras que as crianças desenvolvem
o imaginário, explora as habilidades, e estimula a criatividade e o sensorial.
Após a realização dessas atividades colocaremos no chão da sala massinha
caseira e deixaremos as crianças livres para fazerem o que quiserem com a mesma
no intuito de despertar a interação, o movimento e as habilidades dos
bebês. No momento do banho serão
utilizados banquinhos de plástico e balões com água para que o mesmo se torne
mais agradável, as músicas do Palavra Cantada serão tocadas durante a
realização de todas as atividades inclusive o banho.
9- RECURSOS: bolas
coloridas, balões, João bobo, pano, bancos, casinha de brinquedo, aparelho de
som, pen drive, massinha caseira.
10- ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: deixaremos
o espaço do meio da sala todo livre para que possamos colocar as bolas no meio,
coberta com o pano, a casinha será colocada perto dos berços para que o meio
fique livre para que as crianças brinquem com as bolas e o João bobo. Após a
realização dessas atividades recolheremos os mesmos e deixaremos o espaço livre
para que elas possam brincar com a massinha.
1-
2- REAVALIANDO O DIA_04/11/2013: O
dia 04/09 (primeiro dia de regência do grupo de estágio) foi uma verdadeira
experiência desafiadora, pois embora já tivéssemos passado pela turma de
berçário em outras oportunidades, em nenhumas delas tínhamos que nos aproximar
tanto e estabelecer a relação entre educador e educando. No início tudo era
diferente, tínhamos que nos aproximar das crianças para estabelecer vínculos, e
trazer as crianças para as atividades propostas. O túnel foi a
atividade mais desafiadora e gratificante, pois observamos que as crianças se
depararam com uma coisa nova e tiveram reações diferentes entre elas. A
curiosidade instalada na salinha do berçário era algo visível. No começo
precisou de estímulos para as crianças entrarem
no túnel e participarem da brincadeira, mas depois todos aderiram. O momento
ímpar da atividade do túnel foi à participação do menino Aléf, pois o
planejamento foi pensado nele em particular, mas o englobava ao todo que é a
turma do berçário. Observar a particularidade
que resultou da experiência com ele foi marcante para o grupo. O tapete pedagógico foi outra atividade que
acreditamos que tenha atingido o objetivo. As crianças se colocaram em cima do
tapete sentido a textura do mesmo, observando as cores e formas. Algumas
crianças começaram a arranhar o tapete na tentativa de desmontar, e quando
descobriram o mesmo era de encaixa, as peças se espalharam por todo lado. Para
alguns as peças se tornaram pulseiras e colares, para outros era algo tão
diferente que naturalmente levaram a boca, afinal é normal as crianças dessa
idade usar o paladar como meio sensorial de descobrir as coisas. Ao perceberem
que as mesmas peças que pudessem ser desencaixadas também poderiam ser
novamente encaixadas, as crianças começaram a observar as formas e tentavam
colocar as peças de volta ao seu lugar. A
criação do crachá pelas crianças e estagiárias/o foi uma atividade em que as crianças puderam ter um momento
particular, que era a impressão digital no seu crachá, sendo que a impressão
digital é a primeira forma de assinatura da criança. As crianças no início
olharam com espanto o tinteiro, no entanto após a primeira carimbada queriam
vir mais vezes para pintarem o dedinho. É claro que nem todos gostaram de ter o
dedinho pintado, pois nem toda atividade terá a mesma participação de todos. O
importante foi perceber as reações individuais e as interações. O momento do banho foi
uma atividade tão gratificante quanto às demais, devido à interação entre
crianças e estagiárias/o. O diálogo com as crianças fez-se parte do banho
durante todo o momento e para com todos, tentando torná-lo um momento mais
agradável e descontraído. As crianças contaram com bexigas (balões) coloridas
durante o banho, como se fosse um estímulo, tornando o banho mais divertido e
não havendo aspectos mecânicos.
BORBA,
Angela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura. In: CORSINO, Patrícia
(org.). Educação Infantil- cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores e Associados,
2009.
DORNELLES,
Leni Vieira. Na escola infantil todo
mundo brinca se você brinca. In: CRAIDY, Maria; KAERCHER, Gládis Elise P.
da Silva (orgs.). Infâncias- cidades e escolas amigas da criança. Porto Alegre:
Mediação, 2007.
NONO, Maévi Anabel. Educar e cuidar nas creches e pré-escolas. UNESP- Departamento de
Educação. - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.
OSTETTO,
Luciana Esmeralda. Encontro e encantamento na Educação Infantil: partilhando
experiências de estágio. Campinas: Papirus, 2002.
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