Educação Infantil

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13 de setembro de 2013

PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE 11/09/2013




             
                                                   PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-      ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Barbara Beatriz Vaz; Danúbia Sousa Roque; Natallya Silva Silveira; Oscar Ferreira Mendes Neto.

2-      PROFESSORA ORIENTADORA: Valdirene Alves de Oliveira

3-      INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano

4-      IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Berçário

5-      DATA: 11/09/2013

6-       JUSTIFICATIVA: O projeto de trabalho a ser desenvolvido com as crianças do berçário tem como eixo principal as brincadeiras e interações. Nono acredita que o professor da educação infantil tem o importante papel que vai além do cuidar, havendo uma junção com cuidar e educar, sendo a instituição de educação infantil um espaço para que haja interações entre crianças e educadores.                                                                                                             Dornelles vem abordando que a brincadeira é algo que pertence a criança, ao período da infância. A autora traz que desde muito cedo a criança desenvolve o brincar, e através dele consegue faz experimentações, criando e recriando o mundo ao seu redor. O brincar acaba se tornando a linguagem que a criança usa para as interações consigo mesmo, com o outro e com o mundo, afirma Dornelles.                                                                                                                 O brincar, segundo Vygotsky, é um meio pelo qual a criança desenvolve e aprende, desenvolvendo habilidades através das interações que se dá com outros sujeitos e com o meio, afirma Borba ao  exaltar a importância do brincar para o desenvolvimento da criança.

7-      OBJETIVOS: proporcionar momentos de interação entre as crianças e os estagiários; estimular a curiosidade; ampliar estímulos sensoriais; desenvolver habilidades motoras.


8-      ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS: De inicio será levadas para a sala do berçário bolas coloridas a fim de desenvolver com a criança o reconhecimento das cores e as habilidades de cada um, as mesmas serão colocadas de baixo de um pano para despertar assim a curiosidade das crianças. Será utilizado também um brinquedo (João bobo) para que as crianças possam trabalhar os movimentos. Utilizaremos uma casinha de brinquedo colorida para que as crianças possam interagir umas com as outras e possa despertar através da brincadeira a imaginação e o reconhecimento das partes da mesma relacionando com a sua casa, afinal, é através das brincadeiras que as crianças desenvolvem o imaginário, explora as habilidades, e estimula a criatividade e o sensorial. Após a realização dessas atividades colocaremos no chão da sala massinha caseira e deixaremos as crianças livres para fazerem o que quiserem com a mesma no intuito de despertar a interação, o movimento e as habilidades dos bebês.  No momento do banho serão utilizados banquinhos de plástico e balões com água para que o mesmo se torne mais agradável, as músicas do Palavra Cantada serão tocadas durante a realização de todas as atividades inclusive o banho.



9-      RECURSOS: bolas coloridas, balões, João bobo, pano, bancos, casinha de brinquedo, aparelho de som, pen drive, massinha caseira.

10-  ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: deixaremos o espaço do meio da sala todo livre para que possamos colocar as bolas no meio, coberta com o pano, a casinha será colocada perto dos berços para que o meio fique livre para que as crianças brinquem com as bolas e o João bobo. Após a realização dessas atividades recolheremos os mesmos e deixaremos o espaço livre para que elas possam brincar com a massinha.







11-  AVALIAÇÃO: Um dos integrantes do grupo de estágio fará o registro dos acontecimentos diário da turma, através da escrita e imagens. A avaliação se dará a partir das relações existentes entre as crianças e seus pares, entre as crianças e os estagiários, e dos estagiários para com as crianças. A avaliação servirá para que o estágio seja repensado com um local onde a o teórico seja associado à prática, e as atividades com função de atender as necessidades das crianças.
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2-      REAVALIANDO O DIA_04/11/2013: O dia 04/09 (primeiro dia de regência do grupo de estágio) foi uma verdadeira experiência desafiadora, pois embora já tivéssemos passado pela turma de berçário em outras oportunidades, em nenhumas delas tínhamos que nos aproximar tanto e estabelecer a relação entre educador e educando. No início tudo era diferente, tínhamos que nos aproximar das crianças para estabelecer vínculos, e trazer as crianças para as atividades propostas.                                                       O túnel foi a atividade mais desafiadora e gratificante, pois observamos que as crianças se depararam com uma coisa nova e tiveram reações diferentes entre elas. A curiosidade instalada na salinha do berçário era algo visível. No começo precisou de estímulos para as crianças  entrarem no túnel e participarem da brincadeira, mas depois todos aderiram. O momento ímpar da atividade do túnel foi à participação do menino Aléf, pois o planejamento foi pensado nele em   particular, mas o englobava ao todo que é a turma do berçário.            Observar a particularidade que resultou da experiência com ele foi marcante para o grupo.    O tapete pedagógico foi outra atividade que acreditamos que tenha atingido o objetivo. As crianças se colocaram em cima do tapete sentido a textura do mesmo, observando as cores e formas. Algumas crianças começaram a arranhar o tapete na tentativa de desmontar, e quando descobriram o mesmo era de encaixa, as peças se espalharam por todo lado. Para alguns as peças se tornaram pulseiras e colares, para outros era algo tão diferente que naturalmente levaram a boca, afinal é normal as crianças dessa idade usar o paladar como meio sensorial de descobrir as coisas. Ao perceberem que as mesmas peças que pudessem ser desencaixadas também poderiam ser novamente encaixadas, as crianças começaram a observar as formas e tentavam colocar as peças de volta ao seu lugar.                                                                                                                              A criação do crachá pelas crianças e estagiárias/o foi uma atividade em que as crianças puderam ter um momento particular, que era a impressão digital no seu crachá, sendo que a impressão digital é a primeira forma de assinatura da criança. As crianças no início olharam com espanto o tinteiro, no entanto após a primeira carimbada queriam vir mais vezes para pintarem o dedinho. É claro que nem todos gostaram de ter o dedinho pintado, pois nem toda atividade terá a mesma participação de todos. O importante foi perceber as reações individuais e as interações.                                                                                                                            O momento do banho foi uma atividade tão gratificante quanto às demais, devido à interação entre crianças e estagiárias/o. O diálogo com as crianças fez-se parte do banho durante todo o momento e para com todos, tentando torná-lo um momento mais agradável e descontraído. As crianças contaram com bexigas (balões) coloridas durante o banho, como se fosse um estímulo, tornando o banho mais divertido e não havendo aspectos mecânicos.

3-      FONTES DE CONSULTAS:

BORBA, Angela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura. In: CORSINO, Patrícia (org.). Educação Infantil- cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores e Associados, 2009.

DORNELLES, Leni Vieira. Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca. In: CRAIDY, Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (orgs.). Infâncias- cidades e escolas amigas da criança. Porto Alegre: Mediação, 2007.

NONO, Maévi Anabel. Educar e cuidar nas creches e pré-escolas. UNESP- Departamento de Educação. - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Encontro e encantamento na Educação Infantil: partilhando experiências de estágio. Campinas: Papirus, 2002.



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