Educação Infantil

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24 de setembro de 2013

PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE 18/09/2013


                                                   PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-      ACADÊMICOS RESPONSÁVEIS: Barbara Beatriz Vaz; Danúbia Sousa Roque; Natallya Silva Silveira; Oscar Ferreira Mendes Neto.

2-      PROFESSORA ORIENTADORA: Valdirene Alves de Oliveira.

3-      INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano.

4-      IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Berçário.

5-      DATA: 18/09/2013.

6-       JUSTIFICATIVA: As atividades propostas com/para as crianças do berçário têm como eixo principal a interação entre criança e criança, criança e estagiário, criança e meio, a fim de proporcionar novas experiências e momentos significativos a todos. No referente dia, haverá uma pequena confraternização para uma dos bebês que estará fazendo aniversário no dia seguinte. O objetivo dessa atividade é alcançarmos o eixo principal de interação entre todos. Segundo Ostetto (2002), além da interação, da imaginação e da concepção é preciso traçar, programar e documentar todas as atividades desenvolvidas para que ocorra, então, um processo educacional.
            Além da atenção, do carinho e dos cuidados de higiene é importante estimular as crianças a desenvolverem seus sentidos e sua intelectualidade, através de movimentos que possibilitem a exploração, o manuseio de objetos, em que as crianças possam recriar inúmeras formas de brincar, tendo um significado muito maior do que aquele que apresentar ser em relação ao mundo que interagem.
            Souza (2008) mostra a importância da organização do espaço para o desenvolvimento das propostas educativas, associando o espaço das brincadeiras ao da aprendizagem, sendo significativas, de forma agradável e saudável, onde esse espaço físico não é apenas físico e sim, um ambiente de vida, de relações, trocas e descobertas.
            Ostetto (2002) coloca a criança como foco, associando a ela, experimentações, trocas, movimento, além do necessário: atenção e reflexão para seu desenvolvimento.

7-      OBJETIVOS: proporcionar momentos de interação entre as crianças e os estagiários; estimular a curiosidade; ampliar estímulos sensoriais; desenvolver habilidades motoras.


8-      ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS: As atividades do dia iniciarão fora da sala do berçário. Será o dia em que as crianças experimentarão a piscina, já que estamos em um mês quente. Piscina conterá pouca água, pois se trata das crianças do berçário e a segurança vem em primeiro lugar. Além do mais, a intenção da atividade é proporcionar o contato com a água como um momento de brincadeira.                                                               Em um primeiro momento, serão colocados diversos balões (bexigas) coloridos, uns cheios gelatina, outros com massinhas, com farinha e alguns só com ar mesmo, dentro da piscina sem água, para que as crianças experimentem as texturas dos ingredientes. Após o manuseio, colocaremos um pouco de água para refrescar. A ideia de colocar outras coisas dentro do balão parte concepção de que haverá diferentes sensações ao manusear os balões recheados com diferentes texturas.                                                                                                                               Confeccionaremos um espelho feito de papel alumínio que será colocado dentro de cada berço. A intencionalidade da atividade é de proporcionar as crianças o auto-conhecimento, pois elas poderão se observar no momento em estiverem no berço e farão assim que sentirem vontade, já que a atividade aguça a curiosidade dos pequenos. A ideia de construir um espelho de papel alumínio com bordas coloridas em E.V.A parte da preocupação com os pequeninos, pois não há risco de quebrar e produzir materiais cortantes, além de ser uma atividade alternativa e que terá uma decoração adequada a idade das crianças em questão. As atividades serão sempre acompanhadas por músicas infantis.
            No referente dia do estágio, faremos uma pequena confraternização para uma dos bebês do berçário, a garotinha Sara Vitória.


9-      RECURSOS: balões, piscina plástica, aparelho de som, pen drive, massinha caseira, gelatina, papel alumínio, papelão, EVA.

10-  ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: No dia em questão utilizaremos o espaço do pátio para a realização da atividade com a piscina. O espaço será decorado com temas aquáticos,
















11-  AVALIAÇÃO: Um dos integrantes do grupo de estágio fará o registro dos acontecimentos diário da turma, através da escrita e imagens. A avaliação se dará a partir das relações existentes entre as crianças e seus pares, entre as crianças e os estagiários e dos estagiários para com as crianças. A avaliação servirá para que o estágio seja repensado e realizado como lócus do o teórico seja associado à prática assim e as atividades com função de atender as necessidades das crianças de forma pedagógica.


12-  REAVALIANDO O DIA 04/11/2013: O dia 11/09 (segundo dia de regência do grupo de estágio) foi marcado pela curiosidade e pela alegria contagiante das crianças por aqueles brinquedos que estavam do lado de fora da sala. É um espaço que costumam frequentar raramente e percebemos que no ambiente que proporcionamos as crianças interagiram com todos que ali estavam. 

             A pequena Ianne nos chamou a atenção no dia, pelo fato de descobrir atrás da casinha algumas massinhas que havíamos confeccionado e levado para as atividades, porém até certo momento ainda não tínhamos mostrado e entregado para que as crianças pudessem modelar e misturar as cores.
             Após a descoberta, mostramos a todos as massinhas e entregamos um pedaço para que cada um pudesse manusear tal objeto. Algumas ficaram com receio de pegar aquele objeto estranho ate então verem as outras crianças brincando com os adultos que também entraram na brincadeira, modelando-as e fazendo alguns desenhos. A curiosidade das crianças por esse material aguçou mais ainda nossa vontade de desenvolver os estímulos sensoriais e as habilidades motoras de cada um, acreditando que o nosso objetivo havia sido alcançado e que iremos ampliar ainda mais essa proposta educativa.
             Todas as crianças ficaram encantadas com a casa que estava montada no espaço, entrando e brincando dentro dela, sem nenhum de nos adultos intervirem naquela brincadeira, algumas levavam as bolas que estavam ali, outras o João Teimoso para dentro da pequena casinha e lá faziam a festa, onde só escutávamos os risos gostosos de cada um.
             Enfeitamos todo o banheiro com peixinhos de E.V.A e balões enquanto uma das professoras ia dando banho nas crianças que olhavam com curiosidade todo aquele movimento, levamos dois banquinhos para esse momento, no entanto, eles ficaram do lado de fora junto com os demais objetos. Os banquinhos proporcionaram a algumas crianças momentos de autonomia, sentando e brincando com os demais objetos encontrados pelo espaço.
             No dia em questão todas as crianças já estavam familiarizadas com nos estagiários, havia diálogo entre todos, tanto das professoras da instituição quanto dos pequeninos, foi uma tarde bastante agradável, alegre e de grandes descobertas para todos.

13-  FONTES DE CONSULTAS:
 SOUZA, Andressa Celis e WEISS, Vanilda. Aprendendo a ser professora de bebês. In: Ostetto Luciana Esmeralda (org.). Educação Infantil: Saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p.33-48.

OSTETTO. L. E.. Encontro e encantamento na educação infantil: partilhando experiências de estagio. Campinas: Papirus, 2002.

ABRAMOWICZ, Anete, WAJSKOP. Atividades para crianças de zero a seis anos. In: ABRAMOWICZ, Anete, WAJKSOP. Creches. Atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1995.

GOMES, Paola Bassa Menna Barreto, Os materiais artísticos na educação infantil. In: CRAIDY, Maria, AERCHER, Gládis Elisse P. da Silva (orgs.). Educação Infantil – pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In. CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org.). Cor, som e movimento – A expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2009.


RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Os saberes e as falas de bebês e suas professoras./ Tacyana Karla Gomes Ramos, Ester Calland se Sousa Rosa. – 2,ed. rev. e ampl. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

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