Educação Infantil

Educação Infantil

24 de setembro de 2013

PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE 04/09/2013


                                                          

                                                   PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-      ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Bárbara Beatriz Vaz; Danúbia Souza Roque; Natállya Silva Silveira; Oscar Ferreira Mendes Neto.

2-      PROFESSORA ORIENTADORA: Valdirene Alves de Oliveira.

3-      INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano.

4-      IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Berçário.

5-      DATA: 04/09/2013.

6-       JUSTIFICATIVA: As atividades a serem desenvolvidas com as crianças do berçário têm como principal intencionalidade proporcionara interação das crianças com seus pares e também das crianças para com os adultos. A interação entre as crianças através das brincadeiras auxiliam na formação de sua subjetividade, além de estimular a coletividade. O cuidar e educar existente na Educação Infantil terá como eixo as brincadeiras e as interações.

7-      OBJETIVOS: Proporcionar momentos de interação entre as crianças e os estagiários; desenvolver a identidade e autonomia; possibilitar a motricidade; estimular a curiosidade e o enfrentamento de novos desafios.

8-      ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS: Confeccionaremos com as crianças do berçário crachás de identificação, sendo que elas terão autonomia para escolher e decorarem o mesmo. Durante as atividades, haverá um tapete educativo de E.V.A, onde as crianças poderão fazer o encache das letras, sentar, sentir a textura, observar os formatos e as cores, tendo livre acesso pelo objeto pedagógico. Levaremos também, um túnel, que permitira que as crianças aguçassem sua curiosidade em descobrir o que há do outro lado, enfrentando assim novos desafios apresentados a eles. Durante todas as atividades feitas estará tocando músicas infantis da Adriana Partimpin e do Castelo RÁ-TIM-BUM, inclusive no momento do banho, onde as crianças encontraram balões no espaço e terão um diálogo com o estagiário, tornando assim o momento do banho mais agradável.

9-      RECURSOS: Aparelho de som; papel cartão colorido; imagens infantis; cola de isopor; cordão; balão; túnel; tapete educativo de E.V.A; musicas infantis.

10-   ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: O espaço será organizado de forma que as crianças possam ter livre acesso as atividades, que contará com um túnel e um tapete educativo, além de balões espalhados pela sala que servirá para brincadeiras e decoração do ambiente.
11-   AVALIAÇÃO: Será feito o registro de como se deu a interação das crianças para com as atividades propostas, analisando cada uma e suas especificidades. O registro servirá para uma reflexão das atividades, auxiliando no que, deve ser aprimorado ou inserido no próximo planejamento.

12-   FONTES DE CONSULTAS:
GUIMARÃES, Daniela. Técnicas corporais, cuidado de si e cuidado do outro nas rotinas com bebês. In: KRAMER, Sonia; ROCHA, Eloisa A.C. Educação infantil-enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
NONO, Maévi Anabel. Educar e cuidar nas creches e Pré-escolas. s/d.
SCHULTZ, Lenita Maria J. Professora de Bebês. In: Educativo. Goiânia: Dep. De Educação da UCG, 1997, p.335-348.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na educação infantil: mais que a atividade, a criança em foco. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando as experiências do estágio. Campinas-SP: Papirus, 2000, p.175-198.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário