PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-
ACADÊMICAS
RESPONSÁVEIS: Bárbara Beatriz Vaz; Danúbia Souza Roque; Natállya Silva
Silveira; Oscar Ferreira Mendes Neto.
2-
PROFESSORA
ORIENTADORA: Valdirene Alves de Oliveira.
3-
INSTITUIÇÃO
EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano.
4- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Berçário.
5- DATA: 04/09/2013.
6-
JUSTIFICATIVA: As atividades a serem
desenvolvidas com as crianças do berçário têm como principal intencionalidade
proporcionara interação das crianças com seus pares e também das crianças para
com os adultos. A interação entre as crianças através das brincadeiras auxiliam
na formação de sua subjetividade, além de estimular a coletividade. O cuidar e
educar existente na Educação Infantil terá como eixo as brincadeiras e as
interações.
7-
OBJETIVOS:
Proporcionar momentos de interação entre as crianças e os estagiários;
desenvolver a identidade e autonomia; possibilitar a motricidade; estimular a
curiosidade e o enfrentamento de novos desafios.
8-
ASSUNTOS
– ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS: Confeccionaremos com as crianças
do berçário crachás de identificação, sendo que elas terão autonomia para
escolher e decorarem o mesmo. Durante as atividades, haverá um tapete educativo
de E.V.A, onde as crianças poderão fazer o encache das letras, sentar, sentir a
textura, observar os formatos e as cores, tendo livre acesso pelo objeto
pedagógico. Levaremos também, um túnel, que permitira que as crianças aguçassem
sua curiosidade em descobrir o que há do outro lado, enfrentando assim novos
desafios apresentados a eles. Durante todas as atividades feitas estará tocando
músicas infantis da Adriana Partimpin e do Castelo RÁ-TIM-BUM, inclusive no
momento do banho, onde as crianças encontraram balões no espaço e terão um
diálogo com o estagiário, tornando assim o momento do banho mais agradável.
9- RECURSOS: Aparelho de som; papel cartão
colorido; imagens infantis; cola de isopor; cordão; balão; túnel; tapete
educativo de E.V.A; musicas infantis.
10- ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: O espaço será
organizado de forma que as crianças possam ter livre acesso as atividades, que
contará com um túnel e um tapete educativo, além de balões espalhados pela sala
que servirá para brincadeiras e decoração do ambiente.
11- AVALIAÇÃO: Será feito o registro de
como se deu a interação das crianças para com as atividades propostas,
analisando cada uma e suas especificidades. O registro servirá para uma
reflexão das atividades, auxiliando no que, deve ser aprimorado ou inserido no
próximo planejamento.
GUIMARÃES,
Daniela. Técnicas corporais, cuidado de
si e cuidado do outro nas rotinas com bebês. In: KRAMER, Sonia; ROCHA,
Eloisa A.C. Educação infantil-enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
NONO,
Maévi Anabel. Educar e cuidar nas
creches e Pré-escolas. s/d.
SCHULTZ,
Lenita Maria J. Professora de Bebês.
In: Educativo. Goiânia: Dep. De Educação da UCG, 1997, p.335-348.
OSTETTO,
Luciana Esmeralda. Planejamento na educação infantil: mais que a atividade, a
criança em foco. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando as
experiências do estágio. Campinas-SP: Papirus, 2000, p.175-198.
BARBOSA,
Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,
2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário